Daiichi Sankyo Brasil apoia o Ministério da Saúde na resposta emergencial aos casos de intoxicação por metanol no país

Por meio de um esforço colaborativo e emergencial, a empresa viabiliza a chegada do medicamento fomepizol, um antídoto utilizado no tratamento da intoxicação por metanol.

São Paulo, 09 de outubro de 2025 – A Daiichi Sankyo Brasil atua de forma colaborativa e emergencial, em apoio ao Ministério da Saúde, para viabilizar a chegada do medicamento fomepizol, antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol¹. O fomepizol pode ser utilizado isoladamente ou, em casos graves, em associação à hemodiálise².

O processo teve início a partir de um chamamento público do Ministério da Saúde, conduzido em parceria com a Interfarma e o Sindusfarma, que mobilizou empresas associadas para identificar alternativas de fornecimento do medicamento no mercado nacional. Esse esforço conjunto foi essencial para garantir uma resposta rápida e eficaz à demanda urgente do Ministério da Saúde. A iniciativa foi posteriormente apoiada pela American Regent, Inc., uma empresa do grupo Daiichi Sankyo sediada nos Estados Unidos e detentora do registro além de fabricante regularizada pelo FDA (Food and Drug Administration) do medicamento.

O fomepizol foi autorizado pela ANVISA para importação em caráter excepcional, conforme a RDC nº 203/2017, que permite a entrada de medicamentos sem registro no país quando há interesse e necessidade pública comprovada³. A decisão, formalizada no Voto nº 282/2025, reconhece o cenário emergencial de intoxicações por metanol e autoriza o uso do antídoto sob supervisão do Ministério da Saúde. O medicamento não possui registro definitivo na ANVISA, sendo utilizado de forma controlada, exclusiva para ambiente hospitalar e com monitoramento de segurança e eficácia conduzido pelas autoridades sanitárias.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil enfrenta um aumento significativo nos casos de intoxicação por metanol. Dados divulgados pela pasta, até 08/10/25, mostram que mais de 200 pessoas foram hospitalizadas com suspeita de intoxicação por metanol, com 24 confirmadas e ainda 16 mortes, sendo cinco confirmadas como decorrente do metanol e 11 ainda estão em investigação4. O metanol, também conhecido como álcool metílico, é uma substância altamente tóxica que, quando ingerida, pode causar cegueira, falência de órgãos e morte5.

A disponibilização de 2.500 frascos de fomepizol adquiridas pelo Ministério da Saúde e 100 unidades que serão doadas pela Daiichi Sankyo, representa um reforço no tratamento dos pacientes intoxicados, uma vez que o medicamento atua bloqueando a conversão do metanol em compostos tóxicos no organismo, reduzindo o risco de complicações graves e aumentando as chances de recuperação dos pacientes.

“Acreditamos que a colaboração entre os setores público e privado é fundamental para garantir uma resposta rápida e eficaz a emergências de saúde pública. Nosso compromisso é estar ao lado das autoridades e dos profissionais de saúde, contribuindo com soluções concretas em momentos críticos como este”, afirma Marcelo Gonçalves, presidente da Daiichi Sankyo Brasil.

Essa iniciativa reflete o compromisso global da Daiichi Sankyo com a saúde pública e a resposta rápida a emergências médicas, reforçando o propósito da empresa de promover soluções que salvam vidas e colocam o paciente sempre em primeiro lugar.

Referências

¹ BRASIL. ANVISA. Art. 3º e Art. 4º da Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº203/2017 – SEI_3864792_Voto_282_202
² Orange Book: Approved Drug Products with Therapeutic Equivalence Evaluations – Disponível em: https://www.accessdata.fda.gov/scripts/cder/ob/results_product.cfm?Appl_Type=A&Appl_No=078368#29552
³ ANVISA – RDC Nº 203, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2017 – Disponível em: https://dintegcgcin.saude.gov.br/attachments/download/87/RDC%20203-2017_Importa%C3%A7%C3%A3o%20sem%20registro%20da%20Ansiva.pdf
4 BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Saúde confirma 24 casos de intoxicação por metanol. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2025/outubro/ministerio-da-saude-confirma-24-casos-de-intoxicacao-por-metanol – Acesso em 08/10/2025
5 Ashurst JV, . Methanol Toxicity. [Updated 2023 Jul 24]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2023 Jan–. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/41052462 [pubmed.ncb…lm.nih.gov] acesso em 08/10/2025

Sobre a Daiichi Sankyo
A Daiichi Sankyo é uma empresa farmacêutica global de origem japonesa, dedicada a criar e oferecer produtos e serviços farmacêuticos em 32 países, atendendo às diversas necessidades médicas em mercados desenvolvidos e emergentes. Com mais de 19 mil colaboradores em todo o mundo e mais de 120 anos de expertise científica, a empresa se baseia em um legado sólido de inovação e em um pipeline robusto de novos medicamentos promissores para beneficiar pacientes. Mantendo um portfólio abrangente nas áreas de cardiovascular, oncologia, doenças raras, psiquiatria, hipertensão, gastroenterologia, ortopedia, inflamação e dor, o grupo também está engajado no desenvolvimento de terapias inovadoras nas áreas metabólica, cardiovascular e oncológica.

Para mais informações, acesse: www.daiichisankyo.com.br

Contato para a Imprensa
Edelman Brasil
daiichisankyo@edelman.com

Temas relacionados

Dúvidas Frequentes

Nesta página são divulgadas as dúvidas frequentes recebidas pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor da Daiichi Sankyo. Caso sua dúvida não esteja contemplada nesta página, entre em contato...

Acessar