Estamos realizando uma manutenção em nossos sistemas para melhor atendê-lo. Desta forma, nosso atendimento habitual pelo 08000 55 65 96 estará indisponível nos dias 26 e 27/12. Durante este período permaneceremos disponíveis nos outros canais de contato, e-mail sac@dsbr.com.br ou no Fale Conosco e chat deste site.
Por meio de um esforço colaborativo e emergencial, a empresa viabiliza a chegada do medicamento fomepizol, um antídoto utilizado no tratamento da intoxicação por metanol.
São Paulo, 09 de outubro de 2025 – A Daiichi Sankyo Brasil atua de forma colaborativa e emergencial, em apoio ao Ministério da Saúde, para viabilizar a chegada do medicamento fomepizol, antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol¹. O fomepizol pode ser utilizado isoladamente ou, em casos graves, em associação à hemodiálise².
O processo teve início a partir de um chamamento público do Ministério da Saúde, conduzido em parceria com a Interfarma e o Sindusfarma, que mobilizou empresas associadas para identificar alternativas de fornecimento do medicamento no mercado nacional. Esse esforço conjunto foi essencial para garantir uma resposta rápida e eficaz à demanda urgente do Ministério da Saúde. A iniciativa foi posteriormente apoiada pela American Regent, Inc., uma empresa do grupo Daiichi Sankyo sediada nos Estados Unidos e detentora do registro além de fabricante regularizada pelo FDA (Food and Drug Administration) do medicamento.
O fomepizol foi autorizado pela ANVISA para importação em caráter excepcional, conforme a RDC nº 203/2017, que permite a entrada de medicamentos sem registro no país quando há interesse e necessidade pública comprovada³. A decisão, formalizada no Voto nº 282/2025, reconhece o cenário emergencial de intoxicações por metanol e autoriza o uso do antídoto sob supervisão do Ministério da Saúde. O medicamento não possui registro definitivo na ANVISA, sendo utilizado de forma controlada, exclusiva para ambiente hospitalar e com monitoramento de segurança e eficácia conduzido pelas autoridades sanitárias.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil enfrenta um aumento significativo nos casos de intoxicação por metanol. Dados divulgados pela pasta, até 08/10/25, mostram que mais de 200 pessoas foram hospitalizadas com suspeita de intoxicação por metanol, com 24 confirmadas e ainda 16 mortes, sendo cinco confirmadas como decorrente do metanol e 11 ainda estão em investigação4. O metanol, também conhecido como álcool metílico, é uma substância altamente tóxica que, quando ingerida, pode causar cegueira, falência de órgãos e morte5.
A disponibilização de 2.500 frascos de fomepizol adquiridas pelo Ministério da Saúde e 100 unidades que serão doadas pela Daiichi Sankyo, representa um reforço no tratamento dos pacientes intoxicados, uma vez que o medicamento atua bloqueando a conversão do metanol em compostos tóxicos no organismo, reduzindo o risco de complicações graves e aumentando as chances de recuperação dos pacientes.
“Acreditamos que a colaboração entre os setores público e privado é fundamental para garantir uma resposta rápida e eficaz a emergências de saúde pública. Nosso compromisso é estar ao lado das autoridades e dos profissionais de saúde, contribuindo com soluções concretas em momentos críticos como este”, afirma Marcelo Gonçalves, presidente da Daiichi Sankyo Brasil.
Essa iniciativa reflete o compromisso global da Daiichi Sankyo com a saúde pública e a resposta rápida a emergências médicas, reforçando o propósito da empresa de promover soluções que salvam vidas e colocam o paciente sempre em primeiro lugar.
Referências
¹ BRASIL. ANVISA. Art. 3º e Art. 4º da Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº203/2017 – SEI_3864792_Voto_282_202
² Orange Book: Approved Drug Products with Therapeutic Equivalence Evaluations – Disponível em: https://www.accessdata.fda.gov/scripts/cder/ob/results_product.cfm?Appl_Type=A&Appl_No=078368#29552
³ ANVISA – RDC Nº 203, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2017 – Disponível em: https://dintegcgcin.saude.gov.br/attachments/download/87/RDC%20203-2017_Importa%C3%A7%C3%A3o%20sem%20registro%20da%20Ansiva.pdf
4 BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Saúde confirma 24 casos de intoxicação por metanol. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2025/outubro/ministerio-da-saude-confirma-24-casos-de-intoxicacao-por-metanol – Acesso em 08/10/2025
5 Ashurst JV, . Methanol Toxicity. [Updated 2023 Jul 24]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2023 Jan–. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/41052462 [pubmed.ncb…lm.nih.gov] acesso em 08/10/2025
Sobre a Daiichi Sankyo
A Daiichi Sankyo é uma empresa farmacêutica global de origem japonesa, dedicada a criar e oferecer produtos e serviços farmacêuticos em 32 países, atendendo às diversas necessidades médicas em mercados desenvolvidos e emergentes. Com mais de 19 mil colaboradores em todo o mundo e mais de 120 anos de expertise científica, a empresa se baseia em um legado sólido de inovação e em um pipeline robusto de novos medicamentos promissores para beneficiar pacientes. Mantendo um portfólio abrangente nas áreas de cardiovascular, oncologia, doenças raras, psiquiatria, hipertensão, gastroenterologia, ortopedia, inflamação e dor, o grupo também está engajado no desenvolvimento de terapias inovadoras nas áreas metabólica, cardiovascular e oncológica.
Para mais informações, acesse: www.daiichisankyo.com.br
Contato para a Imprensa
Edelman Brasil
daiichisankyo@edelman.com
Nesta página são divulgadas as dúvidas frequentes recebidas pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor da Daiichi Sankyo. Caso sua dúvida não esteja contemplada nesta página, entre em contato...
Acessar